Tempo de leitura: 3 minutos
Estão abertas as inscrições para a 13ª turma do Curso SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento), uma nova parceria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
O curso, desenvolvido inicialmente por meio de uma parceria entre a SENAD e a UNIFESP, com a participação de docentes de cinco universidades federais (UFRGS, UFPR, UFRJ, UFJF, UFBA), foi oferecido, com patrocínio da SENAD, entre 2006 e 2017 a 12 turmas de profissionais das áreas de saúde e assistência social de todos os estados brasileiros (135.000 vagas). Seu principal objetivo é capacitar profissionais das áreas de saúde e assistência social para atendimento a pessoas com problemas associados ao uso de álcool e outras drogas.
A capacitação será desenvolvida totalmente na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 170 horas no período de 01 de outubro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019. Os alunos serão acompanhados por tutores e aqueles que concluírem o curso receberão um certificado de extensão universitária emitido conjuntamente pela UNIFESP e pela UNIVESP.
As edições anteriores do SUPERA contaram com a participação de profissionais da rede básica de saúde e de unidades de referência voltadas ao cuidado de pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas.
O objetivo é capacitar profissionais das áreas de saúde e assistência social para a correta identificação e abordagem dos usuários de álcool e/ou outras drogas, familiarizando-os com diferentes modelos de prevenção e instrumentalizando-os para trabalharem formas adequadas de intervenção e encaminhamento, respondendo às demandas existentes em seu cotidiano de trabalho, sempre em consonância com as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA).
Além disso, o SUPERA visa:
Caracterizar a epidemiologia do uso, abuso e dependência de drogas no Brasil, relacionados à influência dos fatores culturais, políticos e econômicos;
Descrever o modo de ação das principais drogas psicoativas, seus efeitos agudos e crônicos;
Identificar o padrão de uso de drogas psicoativas, com o auxílio de instrumentos de triagem e diagnóstico;
Realizar procedimentos de Intervenção Breve para usuários que estejam na faixa de uso de risco;
Encaminhar corretamente pessoas que apresentem dependência de álcool e drogas para tratamento adequado;
Identificar os recursos da rede de Saúde e da comunidade que possam auxiliar no encaminhamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas.
As inscrições serão aceitas entre os dias 05/09 a 23/09/2018. Para fazer sua inscrição, basta clicar aqui!
Também já está disponível no site do curso o “Material Aberto” de edições anteriores, basta clicar aqui para fazer o download das versões completas, em pdf.
Para se inscrever e acompanhar o curso é necessário possuir acesso à internet e comprometer-se a participar do curso até sua conclusão, caso seja selecionado. O resultado do processo seletivo será divulgado de 23/09/2018 a 01/10/2018 e os participantes serão comunicados por e-mail.
Inscrições gratuitas e maiores informações: https://www.supera.org.br/inscricao/
Fonte: Equipe Supera