Contra o uso indevido e o tráfico de drogas

Tempo de leitura: 3 minutos

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC no acrônimo em inglês) lidera a campanha global que se realiza todos os anos em 26 de junho para aumentar a conscientização sobre o grande desafio que as drogas ilícitas representam para a sociedade como um todo, especialmente para os jovens. O objetivo da campanha é mobilizar apoio e inspirar as pessoas a agir contra o uso de drogas.

A Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu proclamar 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas por meio da resolução 42/112 de 7 de dezembro de 1987, como expressão de sua determinação em reforçar a ação e a cooperação para alcançar o objetivo de uma sociedade internacional livre de droga abuso. Esta resolução recomenda novas medidas no que diz respeito ao relatório e conclusões da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas de 1987.

A Assembleia Geral reconheceu que, apesar de contínuos e crescentes esforços por parte da comunidade internacional, o problema mundial da droga continua a constituir uma ameaça grave para a saúde pública, a segurança e o bem-estar da humanidade, em particular os jovens, e para a segurança nacional e soberania dos Estados Membros, e que mina a estabilidade socioeconômica e política e do desenvolvimento sustentável. O tema do combate às drogas incentivou a Comissão e o UNODC a continuar seu trabalho no controle internacional de drogas e pediu a todos os governos para fornecer o máximo apoio financeiro e político possível habilitar a UNODC para continuar, expandir e fortalecer suas atividades de cooperação técnica e operacional, dentro de seus mandatos.

O UNODC seleciona temas para o Dia Internacional e lança campanhas de sensibilização sobre o problema mundial das drogas. Saúde é o tema constante da campanha mundial da droga e este ano não foi diferente, como podemos conferir neste artigo.

Além disso, o UNODC incentiva tantas atividades de sensibilização quanto possível em todo o mundo e convida indivíduos, organizações sem fins lucrativos, o setor privado e os Estados-Membros a se envolver através de:

  • Organizar a divulgação ou realização de eventos institucionais para marcar a data de 26 de junho, Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas;
  • Disseminar a campanha através de suas próprias redes e contatos;
  • Usar o slogan da campanha e logotipo em produtos promocionais, sites e mídias sociais;
  • Doação de fundos para a ONGs locais em apoio à prevenção e tratamento da toxicodependência, ou fazer contribuições em espécie para a campanha e eventos relacionados.

A UNDOC convida a todos para celebrar a data. Trata-se de uma ocasião única para tomar uma posição contra um problema que afeta a todos nós, afinal, as drogas já se tornaram um mal social em todo mundo. No Brasil, os dados são particularmente alarmantes. De acordo com o mais recente estudo apresentado pela ONU, a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o mundo tem pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes.

Sua participação pode ser feita compartilhando informações sobre os eventos e campanhas para marcar o Dia Mundial contra as Drogas.

 

Fontes:  UNDOC e OMS